Contos Iniciáticos: Ludmila y sus Lunas


Contos para mães e filhas
_________________________________________________________________________________________
             ©JardineriaHumana2012/ Texto Aida Suárez / Fotos Arquivo Pessoal de Palabra Chamánica
_________________________________________________________________________________________

Ao longo da história sempre existiram histórias que falaram de mães, avós, madrastas, madrinhas, mães adoptivas e sogras e de como entrelaçaram as suas relações com as suas filhas. Assim como existem momentos na vida de uma mulher que devem ser honrados e celebrados e em tempos era assim, as várias etapas da vida eram ritualizadas e as mães e os contos guiavam os filhos, principalmente as filhas, por diferentes rituais que honravam e celebravam as diferentes etapas de passagem… ajudando a filha a crescer e amadurecer intelectual, emocional, sexual, criativa e espiritualmente.

São vários os momentos ao longo da vida em que como mulheres precisamos de uma mãe que nos guie e nos ajude a integrar cada momento, um desses momentos é a primeira menstruação (a menarca) … as mulheres são as portadoras dos mistérios do sangue e eram elas as que transmitiam as suas filhas estes dons, pois a menstruação vai muito além da simples manifestações físicas…

O Sangue Menstrual é uma oferenda de vida e o Ritual Da Primeira Menstruação honra e celebra esta oferenda, este ritual sempre esteve presente para vários povos e culturas por todo o mundo, neles podemos descobrir Cerimónias de Fecundidade, durante a Lua Cheia ou a Lua Nova, nas quais se realizavam rituais de fecundidade para oferendar a terra o sangue menstrual como fonte de vida. Entre as muitas cerimonias que podemos desvendar em várias e diversas culturas por todos os continentes talvez uma das mais marcantes na vida de uma mulher seja, celebrar a primeira menstruação – MENARCA-, ritual de passagem para a segunda etapa da vida da mulher. Para muitas culturas, a mulher, durante a menstruação, adquire um estado de consciência mais elevado que é aproveitado de diversas maneiras em benefício da sua comunidade.

Na sociedade actual as mulheres estão demasiado condicionadas e foram deixando de lado estes rituais assim como se foram esquecendo de guiar de forma conscientes as suas próprias filhas, delegando esta tarefa na sociedade e na escola. A mulher foi-se afastando do seu corpo e dos seus ciclos.

Mas hoje em dia a mulher sente que deve regressar, deve reconciliar-se com o seu corpo… deve recuperar o Mundo-Mãe, onde as meninas podem aprender o significado e a expressão do seu ciclo menstrual, e também os meninos, para assim também re-aprenderem a respeitar a condição feminina.  

As mães e as avós sempre preparam as meninas para receber o seu primeiro sangue e os contos sempre as ajudaram a fazê-lo… a capacidade genésica de uma jovem é herdada de uma sua antepassada.

Chegou as minhas mãos um conto maravilhoso que permite as mães e as filhas partilharem juntas o momento da primeira menstruação, que permite a mãe partilhar com a filha as imagens, as palavras e as melodias que aproximem a filha de forma positiva e plena o seu sangue menstrual.

“Ludmila y sus Lunas”… um conto para mãe e filhas, um conto iniciático que recupera a ligação entre mães e filhas, entre a mulher e a sua menstruação.
Um conto que ajuda a menina que esta prestes a receber a sua primeira Lua (menstruação) a compreender as experiencia do ciclo menstrual através de uma linguagem, de uma história, de imagens e melodias adequadas.
Os contos sempre ajudaram a captar a atenção das meninas e dos meninos e muitos foram os contos que fizeram e fazem uma referência simbólica ao ciclo menstrual, no caso de “Ludmila y sus Lunas” não só faz referência como coloca a disposição da mãe, uma serie de recursos para que a mãe transmita a sua própria experiencia. Também o próprio acto de narrar por parte da mãe proposto neste conto vai além de uma narração intelectual, pois convida a mãe-narradora a proporcionar a filha um momento integrador que implica um trabalho, corporal, emocional, espiritual e criativo que ambas podem partilhar.  

“Ludmila y sus Lunas” explora símbolos arcaicos femininos universais. Talvez o mais evidente seja a Lua. A Lua No Teu Ventre….
O nosso imaginário guarda a imagem celeste da Natureza - a lua cresce e descresse de forma cíclica como a natureza, assim como também guarda a imagem celeste da Mulher - o ciclo da lua é semelhante ao ciclo menstrual.
A espiritualidade feminina trabalha com a imagem da Lua é umas das primeiras representações da mulher através de séculos de história e civilizações. A primeira lua, a crescente, representa a semeadura, a donzela, a virgem, depois vem a sua expressão máxima, a lua cheia. Expressão máxima do potencial, claridade e plenitude da mulher adulta, total. Depois chega a lua minguante tudo se transforma em sabedoria e integração, ate chegar a escuridão da lua nova, essa escuridão prévia que antecede todos os novos ciclos. Cada fase da lua revela espaços inconscientes, psíquicos, oníricos de uma mulher que age intuitivamente.

“Ludmila y sus Lunas” é um presente maravilhoso para todas as mães e filhas que juntas preparam a primeira Lua (menarca) e para todas as mulheres que queiram honrar o seu sangue, conectar com ela cada mês e usar toda a sua energia criativa de forma consciente e plena criando uma mudança positiva na sua vida e na sua relação com a menstruação.

Para saber más sobre Ludmila y sus Lunas clica aquí 

A autora de “Ludmila y sus Lunas” é uma Madre-Osa, uma Mulher Sabia. Germana Martín Pereira, uma Artesã de palavras. 

© Vamos conhece-la melhor numa ENTREVISTA para JardineriaHumana. 

©A minha experiencia pessoal com Ludmila y sus Lunas (em©breve)




ATENÇÃO:
Gostou das expressões e frases contidas nesta publicação, se for usar, cite a fonte, Grata!

Licença Creative Commons


Sem comentários:

Enviar um comentário

Grata pelo teu comentário